segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

feminismo construtivo

Feminismo construtivo
Dentro da nossa história, a mulher nunca obteve lugares de prestigio, sendo que polcas vezes que tece este prestigio eram em ocasiões raras, e geralmente por ser mulher de algum homem de prestígio.
O feminismo tem como base a igualação dos gêneros, essa conquista se daria em 1° lugar em adquirir o respeito mutuo entre os gêneros, hoje infelizmente, isso se daria em formas de leis.
As leis de proteção a mulher, tem a função de protegê-las fisicamente e psicologicamente, pois reprime o agressor, mas não retira a vontade interna de agredir que o agressor tem, para atingirmos o objetivo de criar um respeito mutuo devemos acabar com este desejo de agressão, para isto é necessário saber o porquê deste desejo.
Hoje, em nossa sociedade que infelizmente é machista, existe o conceito de que seria o homem que “manda“ dentro de um relacionamento (relacionamento homem e mulher) se um homem que tem este conceito incluso dentro de sua formação se encontraria em uma situação de extrema humilhação quando contrariado, a única maneira que ele encontra para fugir desta humilhação é a violência, tanto física como a psicológica.
Sendo assim, a única maneira de acabar com a vontade de agressão que o agressor tem, seria acabar com o conceito que há de que seria o homem o que “manda” dentro de um relacionamento (relacionamento homem mulher).
Agora que focalizamos o problema, só nos falta localizar uma maneira de solucioná-lo (extingui-lo).
Para solucionar com qualquer problema primeiro devemos identificar sua fonte, neste caso qual seria a fonte deste conceito de supremacia masculina? Este conceito faz parte de uma moral, então o que mantém a nossa moral? A principal base de uma moral até hoje foi à religião, pois ela descreve leis que são incontestáveis e que geram medo naqueles que as burlarem, pois não há a necessidade de eu outro ser humano a descubra para que aja uma punição, pois aquele que puni seria aquele que tudo vê, seguindo este raciocínio, se encontramos na religião uma afirmação de que as mulheres são submissas aos homens e que assim deve ser, então não haverá qualquer contestação, e muito provavelmente aquele que contestarem será punido. Em nossa sociedade a religião mais difundida seria o cristianismo por meio da Igreja Católica Apostólica Romana ou das igrejas protestantes.
Nos próximos textos irei caracterizar o cristianismo, e como ele influência no machismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário